Bairros de Lisboa: os projetos para modernização da Ajuda

Entre os bairros de Belém e Alcântara, a Ajuda é uma daquelas zonas que, em que pese seu interesse histórico, não costuma figurar entre os roteiros turísticos na cidade. Bairro que abriga o bonito Palácio Nacional, a Ajuda vem passando, no entanto, por uma fase de transformação, que promete modernizar a zona.

Pátio interior do Palácio da Ajuda. Foto: Instagram / @palacioajuda

A requalificação da Ajuda teve início pelo Largo da Memória, região limítrofe com Belém e onde fica a bonita Igreja da Memória. O Mercado da Ajuda, tradicional ponto de comércio de hortifruti, carnes e pescados e outros produtos alimentícios, também já foi modernizado.

Outra novidade da Ajuda é a Residência Universitária da Universidade de Lisboa. A primeira fase foi inaugurada em julho de 2019 e está pronta para receber 186 estudantes. Uma segunda fase prevê criar novos alojamentos para mais 120 pessoas, o que deve dar um novo fôlego ao comércio da região. O campus da UL na Ajuda reúne as escolas de Agronomia, Arquitetura, Ciências Sociais e Políticas e Medicina Veterinária.

Rio Tejo visto da Ajuda. Foto: Instagram / @ivycroppet

A expectativa agora é pelas obras – com orçamento já aprovado – de reurbanização de duas zonas estratégicas da Ajuda: o Largo do Rio Seco e o Largo da Boa Hora. Entre as principais intervenções previstas para os largos, que fazem parte do projeto ‘Uma Praça em Cada Bairro’, estão a criação de uma rede de ciclovias, a amplicação de espaços verdes e o ordenamento das áreas de estacionamento.

Projeto de requalificação do Largo do Rio Seco. Foto: Divulgação / CML

Com tantos projetos sendo executados ou em vias de execução, a Ajuda surge como uma zona de interesse para investimentos imobiliários, com obras de reabilitação de prédios, apartamentos ou mesmo casas. O preço médio do metro quadrado na Ajuda fica em torno dos 4.200 euros, menor que a média da cidade de Lisboa, que é de 5.050 euros/m².Com tantos projetos sendo executados ou em vias de execução, a Ajuda surge como uma zona de interesse para investimentos imobiliários, com obras de reabilitação de prédios, apartamentos ou mesmo casas.

Tem interesse em saber mais sobre a Ajuda e investir na região? Fale comigo.