Bares para beber cerveja artesanal em Lisboa

A cena de cerveja artesanal em Lisboa não para de crescer e há cada vez mais opções de bares onde encontrar uma boa seleção de rótulos para provar. Se você é cervejeiro e não abre mão de incluir um brewpub ou um taproom nos seus roteiros de viagem, confira essa lista de bares para beber cerveja artesanal em Lisboa. 

A cervejaria da Graça abriu um tap room no mesmo bairro, onde serve seus rótulos próprios e colaborações em um pequeno bar que tem algo que nenhum outro bar de cerveja em Lisboa tem: uma vista espetacular da cidade, logo ao atravessar a rua. O clima é descontraído e você pode comprar sua cerveja no bar e beber do outro lado, apreciando o visual do Castelo São Jorge e do Tejo. 

Vista em frente ao taproom da 8ª Colina. Foto: Instagram / Tap Room Oitava Colina

Brewpub de donos brasileiros, esse bar tem uma atmosfera de cervejaria americana, tão comum na cena cervejeira do Brasil. Há produção própria e uma boa diversidade de rótulos estrangeiros (de diversos lugares da Europa) nas 32 torneiras. Vale provar o croquete de alheira, um hit da casa. Adendo: como o nome sugere, trata-se de um bar dog-friendly.

O primeiro bar / loja de cervejas artesanais a abrir em Lisboa, tem uma atmosfera bem portuguesa, com uma sala sem frescura e garrafas e latas à mostra em estantes. Fica na charmosa e discreta Praça das Flores e é uma das poucas opções do gênero na região. 

Sinuca no Delirium Café Lisboa. Foto: Instagram / Delirium Café Lisboa

Em pleno Cais do Sodré, o Crafty Corner é parada certa de gringos cervejeiros. Há opções em garrafa, mas o forte ali são as torneiras que só servem rótulos portugueses. Não são tantas torneiras assim, mas te dão um bom panorama da produção local. 

Para quem conhece os bares da rede, o Delirium Café Lisboa não decepciona: entrega música alta, muita animação e uma seleção de cervejas impecável nas torneiras – com muitos rótulos belgas, como é de se esperar. Há também cervejas em lata ou em garrafa, para beber no bar ou levar para casa. Tudo isso no coração do Chiado. 

Foi o primeiro tap room de Lisboa e responsável por levar novo fôlego à região de Marvila. São mais de dez torneiras servindo rótulos da casa, entre novidades e outros já ‘tradicionais’ da casa. Uma pedida certeira é a Galáxia Milk Stout, uma queridinha entre fãs do gênero. 

Tap Room da Musa: local de cerveja, comida e música. Foto: Instagram / Musa

No alto das Escadinhas do Duque, esse pub é a recompensa depois de uma longa subida desde o Rossio. A aposta do cardápio é nas cervejas portuguesas e só há espaço para elas nas torneiras e nas geladeiras da casa. A alma portuguesa do Duque também está traduzida em alguns dos poucos petiscos da casa (chouriço assado, azeitonas e tremoços) e no ambiente rústico da sala. 

Um dos charmes da LX Brewery é ser uma cervejaria escondida dentro de uma vila na EStefânia, um bairro que só os locais frequentam. No mesmo armazém onde se produzem as cervejas foi aberto um bar que tem alguma programação cultural ocasional, como apresentações de bandas e espetáculos de stand-up comedy. 

Uma das cervejarias artesanais mais ativas de Lisboa, com uma programação cultural e gastronômica intensa, a fábrica da Musa fica em Marvila, possibilitando ao cervejeiro fazer bom proveito da viagem até o bairro. Em julho de 2019 a Musa abriu também um bar na Bica, o que deve facilitar a vida do turista cervejeiro. 

O brewpub da Gallas fica na rota do famoso 28. Foto: Instagram / Gallas

Mais um empreendimento de brasileiros cervejeiros em Lisboa, a Gallas tem um pequeno brewpub bem na rota do eléctrico 28. Das torneiras saem rótulos próprios e cervejas de outras nacionalidades. Como o Canil, também são um bar de cervejas dog-friendly.

Em um antigo túnel de cavalariças na zona de Alcântara, o Quimera Pub serve em suas torneiras cervejas próprias e rótulos de terceiros. Se as bebidas são um sucesso, os sanduíches em NY-style (alô, pastrami!) não ficam atrás. Há programação musical com frequência.