A comida saudável veio para ficar em Lisboa. Vegetarianos, veganos e simpatizantes encontram na capital portuguesa uma série de lugares que oferecem boas opções para quem quer comer sem carne ou derivados animais no prato. Este post reúne alguns endereços onde a satisfação será garantida.

My Mother’s Daughters
Pequenininho e no charmoso Largo de São Sebastião da Pedreira, o My Mother’s Daughters é um restaurante vegano com um cardápio que muda frequentemente. Um dos hits da casa é a tosta arco-íris, de pasta de feijão branco com beterraba e outros segredos. Mas não é preciso se preocupar em saber o que tem na ementa do dia antes de rumar para lá: pode confiar que há sempre comidinha boa e saudável saindo da cozinha.
O Botanista
Localizado na divisa entre Santos e o Cais do Sodré, o Botanista é um restautante vegetariano com muitas opções veganas no cardápio e (cereja do bolo) que trabalha apenas com pães sem glúten. Funcionando da manhã à noite, tem opções para todas as refeições do dia, embora nem todas estejam disponíveis o dia inteiro. Da minha passagem por lá fica a deliciosa lembrança de uma polenta com cogumelos pletorus e, para terminar, um blondie de grão de bico com calda de chocolate. Para completa, a decoração é bem simpática, com muitas plantas e um lindo papel de parede de inspiração art déco.
Quintal de Santo Amaro
Tostas floridas, bolos saudáveis e uma lunchbox que muda diariamente: essa é a essência do Quintal de Santo Amaro, uma sala discreta com poucos lugares, entre o São Bento e a Estrela. Uma boa pedida para os dias de bom tempo é passar lá, pegar seu almoço e levar para comer ao ar livre em algum jardim próximo, como o da Estrela ou o das Amoreiras.

Juicy
Essa é para quem ainda acha que na Baixa de Lisboa só há restaurantes do tipo ‘pega-turista’. Ainda que a frequência seja essencialmente estrangeira, o Juicy entrega bem o que promete: comida saudável num ambiente cool. O forte da casa são os wraps, em pão feito ali mesmo e com diversas opções de recheios veganos ou vegetarianos, como vegetais assados om rúcula, queijo coalho e caviar de berinjela. Ótima opção em uma das regiões mais ‘tricky’ da cidade.
The Food Temple
Escondidinho na Mouraria, esse restaurante vegano é um hit entre os alternativos. O cardápio não é fixo e tem sempre uma sopa, três opções de tapas, um prato principal e duas sobremesas na oferta do dia. A sugestão lá é pedir um pouco de cada para partilhar (o que, na minha opinião, se mostrou um acerto). A carta de vinhos é toda biológica e, se o tempo ajuda, é montada uma esplanada nas escadinhas que ficam em frente ao restaurante, criando um ambiente especial.

Café com Calma
Não sendo um restaurante vegetariano tampouco vegano (ainda), o Café com Calma sempre oferece boas opções para quem tem restrições alimentares. Há hambúrgueres vegetarianos, saladas e wraps veganos e, diariamente, pelo menos dois bolos vegan. Se suas andanças por Marvila não coincidirem com a hora do almoço, passa lá para se deliciar com um café e uma sobremesa, como o leite creme vegan. São todas ótimas.
The Food for Real
Pequenino e discreto, o The Food for Real tem um cardápio bem enxuto basicamente com saladas, tapiocas e smoothies, mas confira sempre o prato do dia e você pode ter uma boa surpresa. Boa pedida para uma refeição leve é a tapioca com hummus e tomate seco acompanhada pelo smoothie delícia de banana com tâmara, canela e leite de amêndias. Dica extra: ficar numa mesa na esplanada de Alcântara, num predinho cor de rosa fofo, com um charme único.

Zenith
Originalmente, o Zenith é um café do Porto, que abriu uma segunda filial em Lisboa. O brunch dos fins de semana é um hit tão grande que conseguir uma mesa tem beirado o impossível. A boa notícia é que a comida delícia do Zenith está disponível no cardápio a semana toda, do café da manhã ao jantar. Boas apostas: a ‘tosta’ de batata doce com abacate, cogumelos e ovo esclafado (ou tofu, para uma versão vegan) e a tapioca de manteiga de amendoim, banana, morango, coco, granola e canela.
Naked
Na rua mais fervida do Príncipe Real, o Naked é um refúgio sossegado para quem busca uma comidinha saudável. Auto-declarado ‘flexitariano’, serve panquecas, tartines e saladas em versões vegetarianas ou não. Passando por lá, a qualquer hora, vale provar uma das tortas e bolos da casa. A de chocolate é uma das melhores de Lisboa e o bolo de espinafre é surpreendente.
Maria Granel
É impossível entrar na Maria Granel e não se apaixonar pelo conceito: tudo ali é biológico e a granel. Como é uma loja, e não um café e restaurante, vai agradar ao mais radical onívoro. A Maria Granel também tem em suas prateleiras espaço para cosméticos veganos e outros produtos eco-friendly, como desodorante de cristal e escova de dente em bambu. Mas o que me faz voltar lá sempre são os mix de temperos e as misturas de cozimento rápido (a de lentilha coral com coco e curry é espetacular).