Dez dicas essenciais para a compra de imóvel em Portugal

Portugal entrou na moda nos anos recentes e parece que não vai sair tão cedo. Em que pese a pandemia que transformou o mundo em 2020, o país tem se destacado entre seus pares e, com a tendência de migração para o interior, Portugal sai na frente dos vizinhos mais uma vez. Afinal, tem preços de imobiliário mais amigos que no resto da Europa Ocidental e uma baixa densidade demográfica, que faz com que qualquer cidade de porte médio seja o equivalente uma cidade pequena no Brasil.

Se você tem planos de comprar um imóvel em Portugal, confira esses passos essenciais para realizar o seu projeto.

Prédio na Estrela, Lisboa
Prédio na Estrela, Lisboa. Foto: Flávia Motta

Determine o objetivo do seu investimento

Uma casa de férias e um apartamento para viver têm características diferentes. Saber de antemão se você busca uma casa de veraneio, um imóvel para rentabilizar com aluguéis ou um apartamento com potencial de valorização futura é o primeiro passo para concretizar o sonho da sua própria casa em Portugal.

Defina o orçamento de compra do imóvel

Uma vez que você saiba o que pretende com este imóvel, é essencial saber quanto quer ou pode investir. O valor do investimento será um fator primordial para que você descubra que tipo de imóvel consegue comprar para atingir o objetivo definido. É nessa etapa que você deve se informar sobre as condições para conseguir um crédito de habitação e também sobre os custos associados à compra de imóvel, como impostos, documentos e mais.

Escolha a localização do imóvel

Tenha em mente que a compra de um imóvel é a compra de um pedaço de terra. E que existe uma única coisa que não se pode mudar em uma casa ou apartamento: a sua localização. É isso que faz com que imóveis quase idênticos custem preços muito díspares em diferentes regiões de uma mesma cidade. Pode ser que seu orçamento seja crucial para ajudá-lo a definir a localização do seu futuro imóvel.

Lago do Campo Grande, Lisboa
Lago do Campo Grande, Lisboa. Foto: Flávia Motta

Pesquise o local onde pretende comprar seu imóvel

Ainda que você esteja na dúvida entre bairros de uma mesma cidade ou cidades de um mesmo país, pesquise bem onde você quer investir. Determinar seu orçamento é um grande balizador: o mesmo montante que compra uma casa na praia no Norte de Portugal, por exemplo, não compra no Algarve. Além disso, visite os locais de interesse antes de começar sua busca por imóveis. Às vezes uma primeira impressão basta para você decidir se quer ou não comprar uma casa em determinado lugar.

Disponibilize o dinheiro para a compra do imóvel

O montante necessário para a compra de um imóvel é alto e, por isso, o natural é que seja um dinheiro investido e não parado em conta bancária. Se esse for seu caso, informe-se sobre prazos e custos para que esse valor esteja disponível, de forma que você possa começar sua busca de imóveis sabendo quando poderá se comprometer com uma proposta de compra.

Faça sua pesquisa de imóveis

É importante que você conheça o mercado e entenda que tipo de imóvel está acessível ao seu valor de investimento. Somente quando o potencial comprador começa a pesquisar, consegue ter uma melhor noção do quanto vale seu dinheiro naquele mercado imobiliário. Procurar por artigos relacionados – e não apenas anúncios de imóveis – também vai ajudá-lo a entender a dinâmica do mercado local, em especial se você não está familiarizado com ele.

Enumere as suas prioridades

O que é importante para você? Sol da manhã? Vista de rio? Espaço ao ar livre? Estar perto de um parque? Ter elevador? Um apartamento com cara de antiguinho? Quando o cliente sabe o que quer, o processo de busca de imóvel fica muito mais fácil e fluido, sem visitas perdidas com imóveis desinteressantes. Mas, além disso, é fundamental também que você saiba o que é que mais valoriza entre tudo que considera importante em um imóvel. É isso que vai orientar a decisão sobre do que abrir mão quando você descobrir que não encontra um imóvel com tudo o que deseja (ninguém encontra, fique tranquilo).

prédio em oeiras
Prédio em Oeiras, Lisboa, Portugal. Foto: Flávia Motta

Contrate um consultor imobiliário

Resista à tentação de entrar em contato com todos os anunciantes de imóveis que lhe parecerem interessantes e encontre um consultor especializado em clientes compradores. Conte com uma pessoa que possa lhe explicar em detalhes como funciona o processo de compra de imóveis, que compreenda seus interesses e que possa lhe orientar de forma isenta quanto aos prós e contras de cada imóvel que vocês verão. Quanto maior a empatia entre vocês, melhor será para a relização do seu projeto de compra de imóvel em Portugal.

Informe-se sobre o processo de compra

Não pense que as regras que regulam o mercado imobiliário são as mesmas em todos os países. Cada local tem suas leis e regulamentos e não estar bem informado sobre elas pode resultar em erros irreversíveis e até prejuízos materiais. Não esqueça também das regras implícitas: padrões culturais, momentos de mercado e outros fatores não formais que podem ser determinantes para um processo fluido de compra de imóvel. Seu consultor imobiliário em Portugal será fundamental nessa etapa.

Aceite um limite baixo de visitas

Um bom consultor fará uma pesquisa de imóveis abrangente o bastante para oferecer um panorama geral do que há disponível dentro dos seus critérios e objetivos mas ao mesmo tempo enxuta o suficiente para o cliente não se perder nas visitas. Acredite: quando você visita 15 imóveis, não consegue lembrar do que gostou ou não em cada um deles e isso complica muito o processo de decisão. Se você já fez dez visitas e não encontra o que gosta, ou esse imóvel que procura não existe ou ele não cabe no seu orçamento.

Agora que você sabe quais são os passos essenciais para a compra do seu imóvel em Portugal, pode começar a fazer sua parte para concretizar esse projeto. Se precisar da minha ajuda, pode me contactar aqui.